Agenda

Um Brevet de 1000 km exige do atleta uma preparação muito grande. Serão três dias e três noites na estrada. Por isso é muito importante o planejamento. Fique atento aos detalhes da prova, a disposição dos PCs e faça um planejamento. Um bom andamento do Brevet começa com a participação na Reunião Técnica.

Todas as nossas atividades serão no Atlântico Hotel de Rio das Ostras. Chegue com antecedência e faça tudo com tranquilidade.

Calendário de atividades

  • 10/10/2018 – quarta feira

12:00 – 14:00 – Almoço de confraternização

14:00 – 15:00 – Retirada de kits

15:00 – 16:00 – Reunião Técnica

16:00 – 17:00 – Entrega das Drop Bags para a organização

  • 11/10/2018 – quinta feira

08:00 – 09:00 – Inspeção da bicicleta e ítens de segurança

09:00 – 10:00 – Entrega final dos passaportes

10:00 – Largada

Chegada

Abertura – 13/10/2018 14:00

Fechamento – 14/10/2018 13:00

Premiação

  • 14/10/2018 – domingo – 15:00 – 16:00

Descrição das atividades

Almoço de confraternização – oportunidade para os ciclistas conhecerem todos os voluntários, a organização da prova e os outros ciclistas. Tempo para acabar com a ansiedade da largada e trocar experiências.

Retirada dos Kits – cada kit do atleta conterá numeral, livro com todas as informações da prova, como mapas, localização de postos de controle, detalhes do percurso, telefones importantes e demais detalhes. Estude o livro e compare com as informações do site.

Reunião Técnica – oportunidade de obter o máximo de informações sobre a prova, últimas atualizações e espaço para sanar todas as dúvidas.

Entrega dos Drop Bags – a Drop Bag é um serviço prestado pela organização para que você possa levar roupas e equipamentos para serem utilizados exclusivamente nos PCs com possibilidade de sono. Cada atleta poderá levar até três sacolas para três locais diferentes de sono.

Drop Bag 1 – será utilizada em dois PCs, Farol de São Tomé e Barra do Furado na volta. Portanto, prepare-a para ser utilizada duas vezes.

Drop Bag 2 – será utilizada em Itaperuna apenas uma vez.

  • Sono 1

PC 5 – Farol de São Tomé – (km 307)

Abertura – 11/10/2018 20:40

Fechamento – 12/10/2018 09:50

  • Sono 2

PC 11 – Itaperuna – (km 712)

Abertura – 12/10/2018 13:00

Fechamento – 13/10/2018 17:00

  • Sono 3

PC 12 – Barra do Furado – (km 874)

Abertura – 12/10/2018 20:30

Fechamento – 14/10/2018 05:30

Seguem algumas considerações importantes em relação ao serviço de Drop Bag

  • A retirada da sacola, bem como a entrega do Drop-Bag à organização ocorrerá no horário determinado na programação.
  • O DROP-BAG estará disponível aos ciclistas somente nos Pontos de Controle definidos como ponto dormitório oficial da organização.
  • Esta sacola tem a função de padronizar o tamanho e também facilitar a sua identificação. Nela o ciclista deverá colocar a tarja de identificação  com seu número de inscrição e nome completo.
  • Vale lembrar que esta sacola não tem a capacidade de proteger seus pertences contra danos, portanto, é aconselhável acomodar seus pertences dentro de uma mochila e então colocá-la dentro da sacola.
  • Desde de que caiba, o poderá deverá montar sua mochila e inseri-la dentro da sacola plástica. Não serão aceitas mochilas que extrapolarem as dimensões da sacola plástica, bem como com excesso de peso.
  • Os Drop Bags utilizados serão disponibilizados para a retirada dos randonneurs após o fechamento do último ponto de controle com dormitório, de acordo com a logística da prova, e na ponto de chegada.
  • O ciclista que não entregar seu drop bag durante o horário determinado na programação, deverá aguardar até que seja dada a largada e fazê-lo depois, o que obviamente significará perder um certo tempo de prova.

 

Inspeção da bicicleta e ítens de segurança

O ciclista somente estará habilitado para participar do brevet se todos os items  a seguir forem aprovados pela inspeção. A participação no brevet NÃO será permitida caso o Cartão Passaporte não tenha sido carimbado e que todos os critérios a seguir tenham sido atendidos atendidos.

Iluminação

  • Farol Dianteiro (Branca) – Deverá apresentar um farol afixado na bicicleta durante todo o percurso, e que seja capaz de permitir a navegação em períodos noturnos ou de baixa visibilidade com segurança. Portanto, os faróis devem ser funcionais e NÃO decorativos; devendo atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “VER” e “SER VISTO”.
  • Farol de back-up – Deverá apresentar um farol de back-up de algum tipo e que possa substituir o farol principal em caso de emergência. Este pode assumir a forma de uma luz de capacete, afixado na bicicleta ou ainda guardado na bolsa da bicicleta. Importante, o farol de back-up NÃO pode ser envido junto com a drop-bag, ele deve estar junto ao ciclista durante a condução.
  • Luz traseira (Vermelha) – Deverá apresentar  pelo menos DUAS (02) luzes traseiras na cor vermelha que podem ser utilizadas piscando ou contínuo. O uso da luz traseira de cor diferente da vermelha resultará em uma advertência ao ciclista e a imediata troca para a cor permitida. Caso não seja atendido resultará em uma desqualificação.

Segurança

  • Capacete – O uso do capacete será obrigatório durante toda a condução. O capacete deverá estar em boas condições de uso, sem apresentar rachaduras ou avarias importantes. A falta do uso do capacete resultará na sua desqualificação do brevet.
  • Colete refletivo – Os coletes devem estar de acordo com especificações da NBR 15292 OU da normativa EN471 em suas etiquetas. O uso do colete refletivo será obrigatório durante o toda a prova, seja durante o dia ou a noite. A falta do uso em qualquer momento da prova resultará na desqualificação do ciclista.
  • Cobertor térmico de emergência – O ciclista deverá apresentar pelo menos 02 (DOIS)  cobertores térmicos de emergência (ou equivalente)

Itens Proibidos

Os itens relacionados abaixo não serão aceitos durante os brevets:

  • Não serão permitidos o uso de colete do TIPO X e TIPO H.
  • Não serão aceitos em nenhuma hipótese equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um ou dois pequenos leds. Este tipo de equipamento quando utilizado sozinho como forma de sinalização, põe em risco a segurança do ciclista visto que sua visibilidade é mínima. Poderá ser utilizado somente como complemento.

Largada – como já é tradicional no Audax Rio, nossa largada será feita de forma controlada, com apoio total da Guarda Municipal de Rio das Ostras.

Premiação – mesmo para os atletas que chegarem no dia anterior a premiação será realizada em conjunto, com a presença de todos os atletas que completaram a prova. No momento da chegada de cada atleta será feito apenas o recolhimento dos passaportes e o registro de tempo.